quarta-feira, 5 de maio de 2021

Quais as diferenças entre epidemia, surto, endemia e pandemia?

Na atual pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19, nos deparamos com diversos termos técnicos que são utilizados na mídia e por profissionais da saúde.

A COVID-19 é uma nova doença que está interferindo em diversas esferas da convivência humana. Deste modo, é importante aprendermos as diferenças entre os jargões médicos usados, para que possamos nos preparar durante essa crise pandêmica.O estudo dos fatores que influenciam a frequência e distribuição de qualquer doença na população humana é chamado de Epidemiologia. Podemos diferenciar o estudo clínico de uma enfermidade como a investigação de um indivíduo, enquanto a epidemiologia foca nos problemas decorrentes do número de pessoas com enfermidades e no grau de interferência em um bairro, cidade, região, país, mundo.

Quando uma doença é detectada, seja ela uma nova patologia como a COVID-19 ou uma recorrente como a dengue, o padrão do aumento do número de novos casos é o que determina como a frequência da doença na população será chamado.

Epidemia: o aumento súbito no número de casos de uma doença em uma população, como em um bairro, cidade, região.

Surto: é um caso especial de epidemia, em que todos os casos têm relação entre si. Por exemplo: uma família contrai dengue, ou um bairro específico apresenta casos de tuberculose.

Endemia: quando a frequência de uma doença em uma dada população, cidade ou região se mantém constante e significativa.

Pandemia: é a presença de uma determinada doença geralmente em mais de um continente, quando uma onda epidêmica atinge diversas regiões do mundo, podendo se prolongar por anos.

Lembre-se de verificar sempre fontes confiáveis e corroboradas por pesquisas científicas


Romero, D. E. (2012). Noções básicas da epidemiologia. Disponível em: http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_690106550.pdf. Acessado em 21/04/2020.

Amabis, J. M., & Martho, G. R. (2016). Biologia: volume 2: biologia dos organismos. 2ª Edição. São Paulo: Moderna. Capítulo 2 – Vírus e Bactérias.