segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Tipos de erosão

erosão, como sabemos, consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. Ela pode ocorrer por processos naturais, que costumam ser mais lentos e de menor impacto, e por processos antrópicos, o que caracteriza as erosões aceleradas. Se observamos a imagem acima, podemos notar que, em casos extremos, a atuação desse fenômeno pode gerar grandes catástrofes tanto no meio urbano quanto no meio rural.

Em termos de classificação, há vários tipos de erosão, que podem ser elencadas conforme o tipo de agente erosivo atuante, como a água, os ventos e os seres vivos.

Mapa Mental: Tipos de Erosão

Mapa Mental: Tipos de Erosão

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

1. Erosão pluvial: é o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas. Em geral, qualquer desgaste do solo ocasionado pelas precipitações pode ser classificado como erosão pluvial, mas nas áreas onde o terreno é menos protegido pela vegetação e outros elementos, os efeitos da ação da água podem ser mais intensamente sentidos.

As erosões pluviais podem apresentar-se de diferentes formas, como poderemos ver a seguir:

1.1. Erosão em splash: é o efeito gerado pelo impacto das gotas de chuva sobre o solo. Aparentemente simples, esse processo pode ocasionar problemas maiores caso se intensifique pela total ou parcial desagregação das partículas do solo e das rochas.

Esquema da ocorrência de erosão em splash, com o impacto da água sobre o solo

1.2. Erosão laminar: é quando o escoamento superficial das águas das chuvas “lava” o solo, ou seja, retira a sua cobertura superficial, desgastando-o.

1.3. Erosão em sulcos: ocorre quando o escoamento da água sobre os solos intensifica o seu desgaste a ponto de formar pequenas “linhas” ou cortes no terrenos. Geralmente, esse é o princípio para a formação de erosões mais graves em áreas de declividade.

Formação de erosão em sulcos

1.4. Ravinas: é quando a água das chuvas, com o tempo, vai abrindo cavidades maiores ao longo da declividade do terreno.

Exemplo da formação de ravinas no relevo

2. Erosão Fluvial: é o desgaste provocado pelo leito dos rios tanto quando eles se excedem e avançam sobre as margens quanto quando a vegetação ciliar é removida e desprotege o relevo ao redor dos cursos d´água, conforme ilustra a figura a seguir:

Leito do rio com graves problemas de erosão fluvial

3. Voçoroca: pode ser resultante da combinação de vários tipos de erosão, formando grandes crateras que costumam atingir o lençol freático ou estruturas internas dos solos.

Vista aérea de uma voçoroca, na porção superior da imagem*

4. Erosão Marinha: ocorre quando as rochas ou o solo litorâneo são desgastados pela água das ondas do mar. É um processo natural e que se transforma em problema quando habitações ou estradas são construídas em áreas ocasionalmente ocupadas pelas ondas.

Erosão marinha atuando sobre uma área de pavimentação asfáltica

5. Erosão eólica: como o próprio nome indica, é o tipo de erosão causado pela ação dos ventos, que vão lentamente esculpindo as rochas e transportando as partículas dos solos.

Exemplo de rochas e formas de relevo modeladas pelos ventos

6. Erosão glacial: é o tipo de erosão causado pela ação do gelo, tanto da neve quanto das geleiras. Geralmente ocorre porque as variações de temperatura congelam e descongelam a água, que se dilata e se comprime, afetando as rochas e os solos. Outras formas de movimentação do gelo, como as avalanches, também atuam nesse processo.

7. Erosão por gravidade: ocorre em áreas montanhosas de acentuada declividade. Em alguns casos, quando o relevo é muito inclinado, pode ocorrer a movimentação de massas de terra, fenômeno que pode ser intensificado pela saturação dos solos pela água das chuvas.

Ação da erosão por gravidade

8. Erosão geológica: é também conhecida como erosão natural ou que não sofreu a interferência humana. Atua modelando as paisagens, com uma combinação de vários outros tipos de ações erosivas. Um exemplo é a modelagem de um vale ou de um canyon pelas águas e pelos ventos.


Grand Canyon, paisagem modelada pela ação dos agentes erosivos ao longo do tempo


As erosões, quando intensificadas, tornam-se problemas estruturais
As erosões, quando intensificadas, tornam-se problemas estruturais
FONTE:https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-erosao.htm

EXERCICIO

“Quase 300 pessoas foram prejudicadas com a erosão fluvial ocorrida neste sábado (4), em Abaetetuba, no nordeste do estado, de acordo com a Defesa Civil. O número de famílias desalojadas ou desabrigadas chega a 67”.

G1 Pará, 04 jan. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/pa/para>. Adaptado.

A erosão fluvial, citada no texto, é um processo natural e que pode ser intensificado pelas atividades humanas por meio:

a) da exaustão dos solos agrícolas

b) da transposição de rios de planície

c) do desmatamento da vegetação ciliar

d) do uso do solo em áreas inclinadas

e) da coleta de material sedimentar


Questão 2

 “O movimento das massas de ar representa mais um dos fenômenos dinâmicos importantes observados no planeta e pode ter intensidade muito variável. Frequentemente, são notificados na imprensa deslocamentos de ar catastróficos, associados a furacões e tornados com seus efeitos devastadores sobre a superfície da Terra”.

TEIXEIRA, W. et. al (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.248.

Assinale o tipo de erosão que pode ser causado pelo fenômeno descrito no trecho acima:

a) laminar

b) eólica

c) pluvial

d) nival

e) marinha


Questão 3

Enquanto o processo natural de erosão das formações rochosas trabalha gradualmente ao longo de milhares de anos no desgaste de suas formas, também atua no transporte de todo o material produzido, depositando-os em outras localidades com menores altitudes, geralmente o fundo dos oceanos e os vales fluviais.

Podemos considerar como um dos fenômenos decorrentes dessa dinâmica de desgaste, transporte e deposição a formação:

a) das bacias sedimentares

b) das bacias fluviais

c) das províncias tectônicas

d) dos escudos cristalinos

e) das zonas abissais


Questão 4

(UERJ/2012)

A erosão de solos causa prejuízos econômicos e sociais em várias partes do Brasil e do mundo. Seu controle é um desafio que se impõe de forma crescente, principalmente em países pobres.

Observe a ilustração abaixo, que indica a intensidade da erosão anual do solo em diferentes áreas:

Comparação da erosão do solo em diferentes áreas ao longo do ano
Comparação da erosão do solo em diferentes áreas ao longo do ano

Explique por que a Área 1 apresenta menores perdas de solo em função da erosão.

No contexto das práticas agrícolas, cite duas técnicas de plantio que diminuem a ação erosiva nos solos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário