Que as hortaliças possuem sua importância na nossa alimentação não é novidade, mas você sabe dizer o porquê? Não? Então, talvez esteja na hora de aprender um pouco mais sobre elas. Isso porque as hortaliças são fundamentais na nossa alimentação, trazendo uma série de benefícios para o nosso organismo. Saber disso é fundamental para que você não as esqueça na hora de preparar os alimentos ou se servir.
Primeiramente, vamos esclarecer o que são hortaliças, para que não restem dúvidas. Então: elas são um grande grupo de plantas alimentares caracterizadas pelo alto valor nutritivo – principalmente porque contêm vitaminas-, delicado sabor, pequeno porte e rápido crescimento.
Verduras X legumes
Por hortaliças, compreende-se as verduras e também os legumes. As verduras são as hortaliças cujas partes comestíveis são as folhas, flores, botões ou hastes. Por exemplo: acelga, agrião, aipo, alface, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa e salsão. Enquanto os legumes são as hortaliças cujas partes comestíveis são os frutos, sementes ou as partes que se desenvolvem na terra. Por exemplo: cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino e cebola.
A composição das hortaliças
Embora pobres em calorias, as hortaliças são ricas em substâncias como vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos (componentes antioxidantes). Algumas também são fonte de carboidratos, proteínas e lipídeos. Além disso, todas as hortaliças (com exceção de tubérculos e raízes) são compostas majoritariamente por água.
Em relação às vitaminas, a única que você não vai encontrar nas hortaliças é a B12. Isso porque esta vitamina está presente apenas nos alimentos de origem animal. Por isso, quem possui uma dieta vegetariana estrita precisa suplementar, pois é possível desenvolver anemia em função da sua ausência.
A função das hortaliças
Além de saciar a fome, os alimentos como um todo têm a função de suprir as necessidades nutricionais do organismo, que são variadas e visam promover o crescimento, fornecer energia para o trabalho, regular e manter o bom funcionamento dos órgãos e aumentar a resistência contra doenças. Por isso, há a necessidade de uma dieta balanceada e diversificada, uma vez que cada tipo de alimento possui uma função específica.
Assim sendo, as hortaliças destacam-se por sua função reguladora, uma vez que são fonte de substâncias tidas como fundamentais para o funcionamento adequado e harmônico do organismo. Em outras palavras, as hortaliças seriam para os seres humanos como os lubrificantes são para as máquinas, fazendo as engrenagens trabalharem de forma azeitada e sem trancos.
Prevenção de doenças
O consumo diário de hortaliças não só favorece o funcionamento do organismo como também é considerado uma forma de prevenir o aparecimento de doenças degenerativas ligadas ao envelhecimento do organismo. Por isso, incorporá-las à alimentação desde cedo pode ser encarado como um investimento para obter uma vida longa e saudável.
O fato de geralmente possuírem uma pequena quantidade de calorias também faz com que as hortaliças sejam importantes na prevenção à obesidade e às doenças crônicas associadas a esta condição, como, por exemplo, a diabetes e doenças do coração.
A melhor forma de consumir
No cozimento, por causa do seu aquecimento, verduras e legumes podem perder parte dos seus nutrientes e, assim, não gerar todos os benefícios esperados. Por isso, é importante atentar para a forma como você vai prepará-las, para haver o melhor aproveitamento possível das suas vitaminas e dos seus minerais.
Em função disso, nossa recomendação é para que se prefira consumir verduras e legumes de modo cru. Já quando for necessário refogar é importante dosar a temperatura, o tempo do cozimento e preferir cozê-las no vapor, uma vez que também pode haver perda de nutrientes para a água.
Viu só?Agora você já sabe mais sobre a importância das hortaliças na nossa alimentação. Então, não deixe de incorporá-las às suas refeições, ok?
Nenhum comentário:
Postar um comentário