As células
A unidade básica do corpo humano é a célula. Nosso corpo é constituído por trilhões de células, juntas elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
Quando nos alimentamos, é a célula que absorve os nutrientes dos alimentos. Quando respiramos, o oxigênio é levado à célula, que o utiliza para obter a energia necessária a todos os trabalhos que executamos. Quando precisamos eliminar resíduos, é a célula que passa para o sangue o que lhe é inútil ou prejudicial, para que seja transportado até a estrutura responsável pela sua eliminação do organismo. Embora as células executem diferentes funções, todas realizam as atividades de respiração, nutrição e excreção.
A descoberta da célula
A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1665, pelo cientista inglês Robert Hooke (1635 – 1703).
Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça, que é a “casca” de certas árvores. Hooke percebeu que a cortiça era formada por numerosos compartimentos vazios. A esses compartimentos ele deu o nome de célula, palavra derivada do latim cella, que significa ’pequeno cômodo fechado’.
A cortiça é formada por células vegetais mortas, cujo espaço interno é ocupado por ar. Assim, o que Hooke observou, na realidade, foi apenas o “esqueleto” de células mortas, destituídas de matéria viva. O nome célula, entretanto, difundiu-se entre os cientistas e é usado até hoje.
Estrutura celular
As células apresentam três estruturas principais:
membrana plasmática — película elástica e permeável, envolve o conteúdo da célula e regula a passagem e a troca de substâncias entre a célula e o meio em que ela se encontra (essa membrana seleciona as substâncias que entram ou saem de acordo com as necessidades da célula)
citoplasma — compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo; é constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma (a substância mais abundante no hialoplasma é a água);
núcleo — abriga os cromossomos, responsáveis pelos fatores hereditários (transmitidos de pais para filhos); regula as atividades metabólicas da célula.
Tipos de células
As células apresentam diferentes tamanhos e formas, dependendo do tipo de organismo e função que elas desempenham.
Quanto ao tamanho, as células podem ser:
Microscópicas: São aquelas que só podem ser vistas com auxílio de um microscópia
Macroscópica: São aquelas que podem ser vistas a olho nú, sem auxílio do microscópio
Quanto à forma, as células podem ser: estreladas, alongadas, achatadas e arredondadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário