sábado, 30 de maio de 2020

Cadeia e Teia alimentar

Cadeia e teia alimentar

            A cadeia e a teia alimentar mostram o fluxo de matéria e energia nos ecossistemas. A teia alimentar representa melhor as relações de alimentação do que a cadeia.
Em todo e qualquer ecossistema encontramos organismos vivos que estabelecem relações de alimentação entre eles. Uma planta realizando fotossíntese, uma lagarta comendo uma planta e um pássaro comendo uma lagarta são exemplos de relações de alimentação existentes entre os seres vivos. Essas relações são estudadas pela análise das cadeias e teias alimentares.
→ Cadeias alimentares
As cadeias alimentares são as relações de alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema. Por meio da análise da cadeia alimentar, é possível observar como os nutrientes e a energia fluem entre os seres vivos que vivem naquela região. Diferentemente de uma teia alimentar, a cadeia apresenta um fluxo unidirecional. Veja um exemplo:
Planta → Borboleta → Sapo → Serpente
As setas no exemplo acima representam o sentido do fluxo de energia e podem ser lidas como “serve de alimento para”. Sendo assim, a planta serve de alimento para a borboleta, que serve de alimento para o sapo, que serve de alimento para a serpente.

Mapa Mental: Cadeia e Teia Alimentar

Tanto as cadeias alimentares como as teias apresentam diferentes níveis tróficos. São eles:
  • Produtores: são o primeiro nível trófico a ser analisado em uma cadeia alimentar e também em uma teia. Eles são capazes de produzir seu alimento, não necessitando de ingerir outros seres vivos. Os processos utilizados por esses seres vivos, que são chamados de autotróficos, para a produção dos alimentos é a fotossíntese e a quimiossíntese. Podemos citar como exemplos de produtores as plantas, algas e algumas espécies de bactérias.
  • Consumidores: organismos que não são capazes de produzir seu próprio alimento, sendo, portanto, heterotróficos. Os consumidores apresentam diferentes classificações: os que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários; os que se alimentam de consumidores primários são chamados de secundários; os que se alimentam dos secundários recebem o nome de terciários e assim sucessivamente. A cada nível, energia e matéria são perdidas, por isso, as cadeias alimentares geralmente apresentam poucos níveis tróficos.
  • Decompositores: assim como os consumidores, os decompositores são heterotróficos, pois não produzem seu próprio alimento. Esses organismos, geralmente representados por fungos e bactérias, realizam a decomposição – processo responsável por devolver ao ambiente nutrientes para que possam ser utilizados por outros seres vivos.
→ Teia alimentar
A teia alimentar é formada por várias cadeias alimentares interligadas
A teia alimentar é formada por várias cadeias alimentares interligadas
A teia alimentar representa melhor as relações de alimentação que existem em um ecossistema. Ela pode ser definida de uma maneira simplificada como as várias cadeias alimentares de um ecossistema. Assim sendo, a teia não apresenta um fluxo unidirecional, como a cadeia alimentar, pois mostra que um mesmo organismo pode apresentar diferentes hábitos alimentares e, consequentemente, ocupar diferentes níveis tróficos.


O ouriço está alimentando-se de um produtor, logo, é um consumidor primário
O ouriço está alimentando-se de um produtor, logo, é um consumidor primário

O que é teia alimentar?

O QUE É?

Entender o que é teia alimentar é fundamental para conhecer as relações de alimentação entre os seres vivos e compreender como ocorre o fluxo de energia e nutrientes.
Quando falamos em relações de alimentação entre os organismos e transferência de energia, logo nos lembramos da cadeia alimentar. Essa cadeia, no entanto, não representa fielmente o fluxo de energia e nutrientes no ecossistema, sendo esse mais bem representado pelas teias alimentares.
→ O que são teias alimentares?
As teias alimentares nada mais são do que várias cadeias alimentares conectadas. As teias são complexas e mostram mais fielmente como o fluxo de nutrientes e energia ocorre em um ecossistema, uma vez que não existem cadeias isoladas na natureza. No caso das teias alimentares, o fluxo de energia e nutrientes ocorre de forma multidirecional.
→ O que são níveis tróficos?
Em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos
Em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos
Denominamos de nível trófico o conjunto de indivíduos que possuem uma alimentação baseada praticamente nos mesmo nutrientes. Isso quer dizer, por exemplo, que organismos herbívoros são classificados no mesmo nível trófico.
Os seres vivos são classificados em três níveis tróficos fundamentais: produtores, consumidores e decompositores.
  • Produtores: organismos autotróficos, ou seja, aqueles que são capazes de produzir seu próprio alimento. Plantas e algas são exemplos de organismos produtores, uma vez que produzem seu alimento por meio do processo de fotossíntese.
  • Consumidores: aqueles que precisam alimentar-se para conseguir os nutrientes necessários para realizar as suas atividades, ou seja, são heterotróficos. O consumidor que se alimenta de um produtor é denominado de consumidor primário; já aquele que se alimenta do consumidor primário é denominado de consumidor secundário; o que se alimenta do consumidor secundário é chamado de terciário e assim sucessivamente. Vale frisar que, como parte da energia é perdida em cada nível, não se observa uma grande quantidade de níveis tróficos.
  • Decompositores: No grupo dos decompositores, incluem-se os fungos e as bactérias, os quais estão relacionados com o processo de decomposição. Eles são importantes porque promovem a degradação de produtores e consumidores, liberando nutrientes para o ambiente para que eles possam retornar aos ciclos biogeoquímicos.
É importante salientar que um organismo em uma cadeia alimentar pode ocupar apenas um nível trófico, mas, na teia, pode ocupar diferentes posições. O homem, ao comer um vegetal, por exemplo, comporta-se como um consumidor primário e, ao se alimentar de um herbívoro, comporta-se como um consumidor secundário.
A energia flui nos organismos por meio de suas relações de alimentação
A energia flui nos organismos por meio de suas relações de alimentação

Referência:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-teia-alimentar.htm
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-teia-alimentar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário